OS ANOS DOURADOS DA UEC

CRONOLOGIA ILUSTRADA DO GEAP

1970 - 1979

1970

De 02 a 05 de julho ocorre o 2° Encontro de Jovens Espíritas do Ceará com o tema central: "O Jovem Espírita e a Sociedade" na sede do GEAP sob a direção de Iazete Maciel.

No dia 13 de julho a UEC saiu vitoriosa do julgamento da Casa de Saúde Antônio de Pádua no Tribunal de Justiça do Estado.

No dia 3 de outubro, Milton Borges, participa em Brasília das solenidades de inauguração da sede da Seção Brasília da Federação Espírita Brasileira, entrando em funcionamento o Cenáculo, ou seja, o primeiro edifício do grande conjunto arquitetônico que viria a ser a sede da FEB na capital federal. Nesta ocasião houve a criação dos Conselhos Zonais, que seriam reuniões semestrais de cada grupo de federadas e uma reunião nacional plenária, de dois em dois anos.
Cenáculo FEB

No dia 11 de outubro Orlando Borges comunica que a UEC saiu vitoriosa no recurso interposto pelos doadores da CSAP.

Em dezembro Orlando Borges dos Santos é reeleito pela 3a vez presidente da U.E.C. para o biênio 71/72.
 
1971

No dia 1º de janeiro a nova diretoria da UEC toma posse para o biênio de 1º de janeiro de 1971 a 31 de dezembro de 1972 e é realizada na Casa de Saúde Antônio de Pádua a apresentação da comissão que irá dirigir o hospital. Superintendente – Orlando Borges; Chefe de Serviço de manutenção – Francisco Carlos e Diretor Clínico – Dr. Edmundo Barbosa Lima.

Nos dias 24 e 25 de fevereiro Divaldo Pereira Franco faz conferências em Fortaleza.
 Conferência de Divaldo no dia 25 de fevereiro no Ginásio Esportivo do SESC, na rua Clarindo de Queiroz.
 Palestra na UEC em 24 de fevereiro de 1971. Ao centro José Borges dos Santos ladeado por Orlando Borges dos Santos e Divaldo Pereira Franco.
  Conferência de Divaldo no dia 25 de fevereiro no Ginásio Esportivo do SESC, na rua Clarindo de Queiroz.
 Chegada de Divaldo ao SESC, acompanhado de Marcus Vinícius Monteiro e Francisco Ildo Franklin Cavalcante.
 Esq.: Orlando Borges, Monteirinho, Divaldo Franco e Francisco Carlos

De 8 a 11 de abril Orlando Borges e comissão participam do encontro da 1ª Zonal em Belém do Pará sob a direção do Presidente da FEB Armando de Oliveira Assis (18º Presidente da FEB de 1970 a 1975).

Nos dias 21, 22 e 23 de maio Newton Borchat faz três conferências sendo duas na UEC e uma no Theatro José de Alencar.

De 01 a 04 de julho ocorre o 30 Encontro de Jovens Espíritas do Ceará na sede do GEAP. O tema central foi Tema: "Tóxico e Seus Vários Problemas" com a coordenação de Iazete Maciel.






Em julho é instalada uma tipografia ao ser adquirido equipamentos para a implantação do parque gráfico.

No dia 5 de agosto ocorre a solenidade de 20 anos de fundação da União Espírita Cearense com a presença de todos os representantes de Centros Espíritas.

No dia 8 de agosto o Dr. Edmundo Barbosa Lima é apresentado como o Diretor da Casa de Saúde Antônio de Pádua, Orlando Borges dos Santos é o Presidente, Maria de Lourdes de Carvalho 1ª secretária.

No dia 29 de agosto ocorre a festa de Bezerra quando foi inaugurada a secretaria da UEC e simbolicamente a tipografia.

No dia 9 de setembro tem início a 120ª Semana de Estudos Espíritas.

No início do mês de setembro desencarna Esmerinda Coelho Maciel uma das fundadoras
do GEAP e mãe de Francisca Maciel Borges (também fundadora do GEAP e esposa de José Borges dos Santos) e mãe de Maria Maciel de Carvalho (fundadora do GEAP e esposa de Joaquim Manoel de Carvalho).
Esq.: As irmãs Francisca Maciel Borges e Maria Maciel de Carvalho,
Esmerinda Maciel (Mãe) e a filha Laura.
No dia 26 de setembro é comunicado a instalação do telefone da UEC (3226.9800) e ocorre a doação de seis centros espíritas para a UEC.

No dia 27 de setembro ocorre a festa do idoso.



No dia 10 de outubro ocorre uma Assembleia Geral Extraordinária para reforma do Estatuto da UEC.

De 12 a 15 de novembro ocorre a 2ª Confraternização de Grupos e Centros Espíritas do Estado do Ceará na sede da UEC com presença de Henrique Magalhães (a 1ª Confraternização ocorrera em 1956).












Em dezembro a mocidade espírita realiza um auto de natal.



1972

Em janeiro é inaugurado o prédio anexo a Casa de Saúde Antônio de Pádua com o nome de José Borges dos Santos (JB como ficou conhecido posteriormente) com a presença da banda de música da polícia militar, autoridades do governo do estado do Ceará, do Instituto Nacional da Previdência Social – INPS e a presença de Henrique Magalhães.



  
  
  

  




José Borges dos Santos laudeado na esquerda por Francisca Borges sua esposa e a direita Mariinha.
Edíficio JB anexo da CSAP
  
No dia 30 de janeiro ocorre a Assembleia Geral onde são reformados os estatutos da Casa de Saúde Antônio de Pádua.

Dos dias 29 de março a 2 de abril ocorre a 1ª Semana de Estudos Evangélicos sob o patrocínio do DIJUEC.

No dia 11 de abril é registrado o Estatuto da CSAP.

No dia 29 de abril é nomeado o Dr. José do Nascimento Filho como Diretor Clínico da Casa de Saúde Antônio de Pádua, Orlando Borges é o Presidente, Francisco Carlos o Tesoureiro e Maria de Lourdes Secretária com mandatos até o dia 31 de dezembro do corrente ano (1972). José Borges dos Santos é homenageado nesta ocasião pela sua data natalícia (81 anos).

No dia 14 de maio a mocidade espírita realiza um teatro em homenagem as mães.
  



No dia 25 de junho às 15 horas o Centro Espírita João Albuquerque no bairro João XXIII inaugurou o Ambulatório Médico “Joaquim Manoel de Carvalho” com a presença da diretoria da UEC e familiares.

De 04 a 09 de julho ocorre o 40 Encontro de Jovens Espíritas do Ceará na sede do GEAP. O tema central foi "O Papel do Jovem Espírita em Face do Século XX e a Importância das Mocidade no Movimento Espírita". Iazete Maciel era a coordenadora do departamento de infância e juventude. Realizou-se no dia 09 passeio a PAVUNA – PACATUBA – CE

Do dia 27 a 29 de julho ocorre o Curso para Professoras de Alfabetização das escolas amparadas pela UEC.

No dia 29 de agosto ocorre a instalação da Livraria e Gráfica A Voz do Alto da UEC.

No mês de setembro é instalada a água proveniente do Acarape (CAGECE).

Em setembro ocorre a 1ª grande excursão da caravana da UEC constituída por: Orlando Borges e Veleida, Maria de Lourdes, Francisco Carlos, José Alves e Mário Caúla pelo Crato, Juazeiro do Norte, Iguatu e Quixadá (onde se reuniram oito grupos espíritas).

No dia 29 de setembro é festejado o dia do ancião.






No dia 1º de outubro ocorre a inauguração da Sala da Coordenadoria da Infância e Juventude.

Milton Borges e José Alves Filho participam do 3º Congresso Espírita do Estado da Bahia que teve início no dia 27 de outubro.
 Sede histórica da Federação Espírita do Estado da Bahia

Do dia 1 a 5 de novembro ocorre na sede da UEC a 1ª Feira da Caridade em benefício do Natal das crianças pobres.

Em novembro o DIJUEC participa da FEIRA DA AMIZADE durante três dias promovida pela Primeira Dama do Estado do Ceará cuja renda foi destinada para o natal das crianças pobres.

Em 17 de dezembro Orlando Borges dos Santos é reeleito presidente da U.E.C. pela 4ª vez para o quinquênio 73/77.

1973

No dia 1º de janeiro a nova diretoria da UEC toma posse para o quinquênio de 1º de janeiro de 1973 a 31 de dezembro de 1977.

No mês de janeiro Noélia de Souza Cavalcante participa em nome da Coordenadoria da Infância e Juventude de um Encontro de Jovens em Recife.

O Centro Espírita Camille Flammarion comunica em janeiro seu desligamento da UEC desde o ano de 1964.

Em janeiro Newton Boechat profere duas conferências em Fortaleza sendo uma na sede da UEC e a outra no Centro Espírita Francisco de Assis.

No dia 23 de janeiro João Jorge da Silva é designado diretor de Patrimônio da UEC.

Em fevereiro Orlando Borges dos Santos comunica que a nova sede do GEAP será construída num terreno já adquirido no Bom Jardim (Anos mais tarde o terreno foi invadido e feito usucapião pelo posseiro).

Em fevereiro uma caravana de 8 pessoas que compõem o DIJUEC participam da Vª COMEN do Rio Grande do Norte.

É realizado no mês de fevereiro um encontro de dois dias com as professoras das escolas de alfabetização mantidas pela UEC. Ao encontro comparecem 2 escolas de Quixadá, uma de São Benedito, Aracati, Pajuçara, Pavuna, Pedra D’Água, Iguatu, Caucaia e cinco de Fortaleza, promovida pela Coordenadoria Educacional da UEC, liderança de Maria de Lourdes de Carvalho e distribuição de material escolar.

No dia 25 de março é inaugurada a sede própria do Centro Espírita Jesus Nazareno em Pajuçara doado a UEC e designado Esmeraldo Bezerra de Melo para Presidente.

No dia 27 de março desencarna em Fortaleza o Prof. Euclides César (presidente do GEAP de 1930/31) aos 86 anos.

No dia 8 de abril é instalada a União Espírita de Quixadá sendo designada Dra. Íris Holanda para Presidente.

No mês de abril é adquirido um terreno para a construção da União Espírita de Aracati.

A partir do dia 18 de abril ocorre o Encontro da 1ª Zona do Conselho Federativo da FEB (também conhecida como Zonal) em São Luís do Maranhão.

De 06 a 08 de julho ocorre o 50 Encontro de Jovens Espíritas do Ceará com a presença de delegações de outros estados como Alagoas (com Coelho Neto presidente da Federação Espírita Alagoana), Piauí, Pernambuco e Pará. Os alojamentos ficaram instalados na Casa de Maria Alice – CAPEMI. O encontro foi no Centro Comunitário Presidente Médici e conferência do Prof. José Jorges (RJ) no Theatro José de Alencar.

  


  

Theatro José de Alencar
Conferência do Prof. José Jorge no Theatro José de Alencar



 Em agosto a Mocidade Espírita da UEC inicia os evangelhos para os pacientes da Casa de Saúde Antônio de Pádua.

Nos dias 4 e 5 de agosto Divaldo Pereira Franco faz conferências no Teatro José de Alencar.
Público presente
Dia 29 de agosto ocorre a solenidade em comemoração a Bezerra de Menezes na sede da UEC.

Entre os dias 7 a 9 de setembro ocorre a 2ª grande excursão da UEC pelo interior visitando as cidades do Crato, Juazeiro do Norte, Iguatu (onde foi implantado a União Espírita de Iguatu), Quixadá e Pacajus.

Durante o mês de setembro a frequentadora das sextas-feiras da UEC senhora Corina Cruscên faz uma campanha para se adquirir os ventiladores do salão principal.

No mês de setembro sai o registro da UEC no Conselho Nacional de Serviço Social de nº 22377.

No dia 29 de setembro as 15h30min ocorre a Festa do Idoso com distribuição de sopas e mantimentos.











Em novembro ocorre a 2ª Feira da Caridade na sede da UEC e participação na Feira da Amizade.

A Evangelização Infantil da UEC se chama Marília Barbosa em homenagem à esposa de Leopoldo Machado.
 Mário Kaúla e as crianças Andréa, Lincoln, Jacó, Danilo, Geovani, Clarice

No dia 20 de dezembro Francisco Ildo Franklin Cavalcante forma-se em Farmácia no Ginásio Paulo Sarasate. E no dia 23 de dezembro Ildo é nomeado 1ª Tesoureiro da UEC.

1974

No mês de fevereiro José Alves Filho participa em nome da UEC de um Congresso em Alagoas.

Entre os dias 7 a 10 de fevereiro ocorre um curso promovido pela Coordenadoria Educacional com entrega de material didático para as escolas mantidas pela UEC.

No mês de março desencarna Antônio Wantuil de Freitas ex-presidente da FEB.

Do dia 11 a 14 de abril ocorre a 3ª Confraternização de Grupos e Centros Espíritas do Estado do Ceará na sede da UEC com a presença do Dr. Luiz Barreto da Bahia como orador oficial do certame. A UEC possui 122 centros adesos.

Dos dias 14 a 21 de junho Mário Kaúla Bandeira representa a UEC no 2º Congresso Espírita de Sergipe.

De 07 a 14 de julho ocorre o 60 Encontro de Jovens Espíritas do Ceará com encerramento do certame na cidade de Quixadá.



José Alves Filho representa a UEC na 1ª Semana de Estudos Espíritas do Piauí dos dias 15 a 21 de junho.

Durante o mês de setembro o escritor espírita Richard Simonete de São Paulo (Bauru) realiza conferências em Fortaleza.

No dia 2 de outubro Orlando Borges dos Santos profere uma palestra na antiga sede da FEB na Avenida Passos no Rio de Janeiro e participa das comemorações dos 25 anos de Aniversário do Pacto Áureo.

Entre os dias 5 a 8 de dezembro ocorre a 3ª Feira da Caridade na sede da UEC.

Dos dias 9 a 13 de dezembro ocorre a semana de festejos do Centenário de Nascimento de Viana de Carvalho (10 de dezembro de 1874) contando com o apoio da Loja Maçônica Viana de Carvalho.

1975

Entre os dias 8 a 11 de janeiro, a UEC promove um ciclo de conferências com Divaldo Pereira Franco que profere palestras em Fortaleza, Juazeiro do Norte, Crato e Quixadá.

Em fevereiro (durante o carnaval) a UEC se faz representar no Encontro de Natal com Milton Borges, Maria de Lourdes e Ildo Cavalcante e na mesma data outra delegação composta pela Iazete Maciel e equipe da CIJUEC no Encontro da Bahia.

No mês de abril a Legião Espírita Feminina faz uma homenagem a José Borges dos Santos.

Ainda no mês de abril Milton Borges e João Jorge fazem uma visita ao Governador do Ceará Adalto Bezerra para conseguir apoio para a Casa de Saúde Antônio de Pádua, o que são atendidos.

Dos dias 19 a 21 de abril, José Alves Filho representa a UEC na Zonal em Brasília sob a presidência de Armando Assis da FEB.
José Alves Filho

Dia 28 de junho André Luiz Bezerra Borges dos Santos entra na Mocidade Espírita da UEC.

De 04 a 06 de julho ocorre o 70 Encontro de Jovens Espíritas do Ceará.
 Local: União Espírita Cearense
Tema: O Espiritismo e os Jovens

Diretora do DIJ: Iazete Maciel de Carvalho.


No dia 17 de julho Francisco Carlos de Oliveira participa da inauguração da Federação Espírita do Acre.

No dia 1° de agosto é inaugurado a Sociedade Espírita de Iguatu sob a presidência de Joaquim Alves de Lima e na vice-presidência José Gomes da Silva (Dedé).

No mês de agosto Francisco do Nascimento Thiensen é empossado Presidente da Federação Espírita Brasileira.
Thiensen
Durante o mês de agosto são encadernados os antigos livros de atas do GEAP, Confederação e UEC.

No dia 29 de agosto Francisco Carlos de Oliveira é o orador oficial nas comemorações a Bezerra de Menezes na sede do GEAP.
 Esquerda: Lourdes Carvalho, Orlando Borges e Francisco Carlos de Oliveira

No mês de setembro é instalado o gabinete dentário na CSAP.

Ocorre entre os dias 3 a 5 de outubro o Encontro da 3ª Zonal da FEB em Fortaleza cujo objetivo do certame era o estudo do tema: “A ADEQUAÇÃO DO CENTRO ESPÍRITA PARA O MELHOR ATENDIMENTO DE SUAS FINALIDADES” com a presença pela primeira vez do presidente da FEB Sr. Francisco Thiesen.





















NOTA ALUSIVA A 3ª ZONAL DA FEB NO CEARÁ:
Os Presidentes de Federativas Estaduais ficaram hospedados no Centro Espírita Francisco de Assis. Participaram os estados do Acre, Amazonas, Pará, Maranhão, Piauí, Rio Grande do Norte, Paraíba, Alagoas e Bahia. Durante a zonal é instalada uma placa de bronze alusiva aos pioneiros do Movimento Espírita Cearense (a sugestão da placa foi de José Alves Filho). Nos dias 4 e 5 ocorrem conferências no auditório da Faculdade de Direito da Universidade Federal.

No dia 26 de outubro Iazete Maciel de Carvalho pede demissão do cargo de diretora da Coordenadoria de Infância e Juventude - CIJUEC.

No dia 01 de novembro Noélia de Souza Cavalcante assume a direção do DIJUEC substituindo Iazete Maciel de Carvalho.

Em dezembro o Sr. Governador do Ceará Adauto Bezerra visita a Casa de Saúde Antônio de Pádua.

Do dia 2 a 7 de dezembro ocorre na sede da UEC a 4ª Feira da Caridade.

1976

No dia 3 de janeiro Divaldo Pereira Franco profere palestra na sede do GEAP.

No dia 4 de janeiro Divaldo Pereira Franco faz conferência no Teatro José de Alencar para o lançamento do livro “Do Abismo às Estrelas” ditado pelo espírito Victor Hugo.


De 24 de janeiro a 1º de fevereiro, Ernesto Borges, representante do DIJUEC participa do IV CIPOM – Curso Intensivo para Orientador de Mocidade do Estado do Rio de Janeiro na cidade de Campos – RJ patrocinado pela FEERJ.

Realiza-se entre os dias 16 a 18 de abril em Quixadá a 4ª Confraternização de Centros e Grupos Espíritas do Estado do Ceará, com a presença de Henrique Magalhães, representante do Ceará no Conselho Federativo Nacional da FEB e da Dra. Íris Bezerra presidenta do C.E. Humberto de Campos.

De 01 a 04 de julho ocorre o 80 Encontro de Jovens Espíritas do Ceará com palestras do General Leite na abertura e duas seguintes com Armando Tomaz de Natal.
General Antonio Leite de Araújo Filho

A UEC participa da reunião anual do CFN da FEB em Brasília entre os dias 23 a 25 de julho.

No dia 5 de agosto no 25º Aniversário de fundação da UEC é inaugurado às 9 horas da manhã a nova sede do Centro Espírita Carneiro de Mendonça, as 12h00 almoço de confraternização, as 14h30min a inauguração da nova sede do Centro Espírita Joana D’Arc e as 17h30min o lançamento da pedra fundamental da nova sede da UEC na rua Tereza Cristina e a noite uma solenidade na UEC.

Nas respectivas ocasiões são inauguradas as Escolas de Alfabetização Manoel Coelho da Silva no Centro Espírita Carneiro de Mendonça e a Escola Moura Amazonas no Centro Espírita Joana D’Arc em homenagem aos fundadores do GEAP.




  
  
D. Milena Prado

No dia 29 de agosto ocorre a comemoração a Bezerra de Menezes.




No dia 7 de setembro ocorre uma conferência de Richard Simonetti na sede do GEAP.
Esquerda: Orlando Borges, Richard Simonetti, Benvindo Melo e convidado. 

No mês de outubro a UEC participa da Feira da Amizade.

De 10 a 12 de dezembro a UEC realiza a Feira da Caridade na sede do GEAP.

1977

De 18 a 20 de fevereiro ocorre o Curso para as Professoras de Alfabetização na sede da UEC.

No dia 22 de maio Orlando Borges comunica que fez um convênio entre a CSAP e o FUNRURAL.

De 21 a 24 de julho ocorre o 90 Encontro de Jovens Espíritas do Ceará.

No dia 26 de julho ocorre a inauguração do Pavilhão Parsival Barroso na CSAP.

Do dia 25 (segunda) ao dia 31 (domingo) ocorrem as comemorações de fundação da UEC com solenidades históricas no Theatro José de Alencar com inesquecíveis conferências de Divaldo Pereira Franco (dias 25 e 26), Deolindo Amorim (dias 27 e 28) e Newton Boechat (dia 29).
Esquerda: Divaldo Pereira Franco, Dr. Álcimo, Orlando Borges, Deolindo Amorim, Henrique Magalhães 
Divaldo
Henrique Magalhães, Divaldo Franco, Orlando Borges, Dr. Álcimo, Milton Borges 
Divaldo, Henrique Magalhães, Orlando Borges, Deolindo Amorim, Milena Prado, Newton Boechat 
Divaldo

Deolindo Amorim, Orlando Borges e Henrique Magalhães
Deolindo Amorim e Orlando Borges
Deolindo Amorim visitando a CSAP abraçando João Jorge
 Newton Boechat
 

  
  
 NOTA:
Comemorou-se nesta data os 50 anos de fundação da UEC o que foi um equívoco. No dia 5 de agosto de 1977 a UEC estava completando 26 anos de existência (1951-1977). Na verdade neste ano o GEAP é que completara 49 anos (1928-1977). O correto seria o início das comemorações dos 50 anos de fundação do GEAP (1928-1978).

No dia 30 de agosto Newton Boechat profere palestra em Quixadá.
 Newton e Orlando
 Em pé: Airton, Ernesto Borges e Newton Boechat
Agachados esquerda: Emmanuel, André e orlando Filho


Newton e Ernesto

No dia 31 de agosto em Aracati é inaugurada a União Espírita Municipal de Aracati com a presença de Henrique Magalhães.

Em setembro comemora-se o dia do idoso.

De 1 a 3 de outubro ocorre reunião anual do CFN da FEB em Brasília.

No mês de outubro no período de 28 a 30 de outubro ocorre a 2ª Feira do Lazer do Idoso quando o DIJUEC participa na barraca do Centro de Renovação Espiritual VIVA A VIDA.

Em novembro é formado o GRUPO MUSICAL QUINTETO com Fernando, Circe, André, Tereza e Zezinho.

No dia 24 de dezembro ocorre a solenidade de Natal da UEC.

No dia 26 de dezembro Orlando Borges dos Santos é reeleito pela 5a vez presidente da U.E.C. para o quinquênio de 1978/1982.

1978

No dia 1º de janeiro a nova diretoria da UEC toma posse para o quinquênio de 1º de janeiro de 1978 a 31 de dezembro de 1982.

No mês de janeiro inicia-se o Coral Vinde a Mim sob a regência de Francisco Maurício Bezerra Freitas.
Regente Maurício Bezerra à direita

No dia 4 de fevereiro Antônio Luiz Jerônimo assume o DIJUEC.

Em abril, durante a semana do dia 16 a 18 ocorre a 1ª Feira do Livro Espírita na Praça do Ferreira em homenagem ao aniversário de O LIVRO DOS ESPÍIRITOS.

Nos dias 29 e 30 de abril e 1º de maio ocorre a 5ª Confraternização de Centros e Grupos Espíritas do Estado do Ceará em Aracati com a participação do Coral Vinde a Mim da UEC.
 Coral  Vinde a Mim da UEC e ao centro Prof. José Jorge (RJ)

Em junho ocorre uma festa junina com quadrilha da mocidade.

De 28 a 30 de julho ocorre o 100 Encontro de Jovens Espíritas do Ceará realizada na Casa de Saúde Antônio de Pádua com a presença de Ruth Brasil.

Em agosto a mocidade é divida em três ciclos: Pré-Mocidade (13 a 16 anos), Mocidade 1 (17 a 20 anos) e Mocidade 2 (21 a 30 anos).

No dia 27 de agosto é constituída uma comissão pró-construção da nova sede da UEC composta por: Presidente – Ildo Franklin Cavalcante, Secretária – Ana Maria Albuquerque, Tesoureiro – José Alves Filho, Diretor de Divulgação – Dr. Lemos Dias.

No dia 24 de outubro a UEC é declarada de Utilidade Pública Federal.

No dia 22 de novembro o Coral da UEC com novo nome CORAL ESPÍRITA CEARENSE (substituindo o anterior CORAL VINDE A MIM) participa do IV Encontro de Conjuntos Corais e Instrumentais de Fortaleza em Comemoração ao Dia da Música. Este evento foi promovido pela Secretaria de Cultura do Governo do Estado do Ceará no Teatro da Emcetur.

Realizou-se em dezembro a 2ª Feira do Livro Espírita na Praça do Ferreira com a apresentação dos corais da UEC e do Centro de Renovação Espiritual.

1979

Dos dias 26 a 28 de fevereiro ocorre um Curso para as Professoras de Alfabetização na UEC com entrega de material, sendo que três escolas foram fechadas por falta de professoras: “Canoa Quebrada”, “C.E. Pedro, o Apóstolo de Jesus” e “Carneiro de Mendonça”.

Nos dias 3 e 4 de março ocorre a reunião do CFN da FEB em Brasília.

Ocorre a 3ª Feira do Livro Espírita na Praça do Ferreira de 17 a 19 de abril em homenagem ao 122º aniversário de O LIVRO DOS ESPÍRITOS.

Nos dias 12 e 13 de maio ocorre um Encontro de Evangelizadores com a presença de Honório Abreu de Minas Gerais.

Honório Onofre de Abreu

De 6 a 8 de julho, Orlando Borges dos Santos participa da reunião anual do CFN da FEB em Brasília –DF.



No dia 6 de julho na FEB ocorre a inauguração do prédio nº 4 que passou a integrar as edificações da nova sede central da FEB.


No dia 7 no prédio n° 4 em recinto fechado ocorre uma sessão de psicopictografia com o médium Luiz Antonio Alencastro Gasparetto.

De 20 a 24 de julho ocorre o Curso de Formação de Evangelizadores da Infância e Juventude em Natal – Rio Grande do Norte na Sociedade Espírita de Cultura e Assistência – SECA, realização da FERN e DIJ da FEB. A caravana da UEC foi composta por: André, Antônio Luís, Cerly, Isabel, Marineuza, Fernando, Rosilene.

 Cerly, Antônio Luís, Isabel e André Luiz Borges

No dia 5 de agosto ocorre a 1ª prévia para o 11º Encontro de Jovens no sítio Santa Cecília com a presença de 150 jovens em média e participação da psicóloga Beth com o tem “Sexualidade ante a Doutrina Espírita”.

No dia 22 de setembro desencarna José Borges dos Santos, aos 88 anos, as solenidades de despedida ocorreram no salão principal da UEC.


No dia 12 de outubro O Coral Espírita Cearense se apresenta na Escola de 2º Grau Professor Chaves Farias no dia do Professor.

Em outubro ocorre a IVª Feira do Lazer do Idoso no Passeio Público com apresentação do coral.

Do dia 15 a 18 de novembro José Moacir Gadelha e Francisco Carlos de Oliveira participam do VIIº Congresso Espírita de Jornalistas e Escritores Espíritas na cidade do Rio de Janeiro.

No dia 22 de novembro o Coral da UEC composto de 29 vozes participou do 7° Encontro de Corais do Estado do Ceará no Teatro da Emcetur (Empresa Cearense de Turismo, atualmente, Centro de Turismo do Ceará).
Emcetur

Em dezembro o Coral se apresentou na fábrica CELENE onde recebeu contribuição financeira para a construção da nova sede da UEC (Cr$ 1.500,00) e se apresentou ainda na Colônia Antônio Justa e na Casa de Saúde Antônio de Pádua.

Dos dias 17 a 24 de dezembro ocorre a 4ª Feira do Livro Espírita na Praça do Ferreira.

CRÉDITOS:
Pesquisa elaborada por: André Luiz Bezerra Borges dos Santos
Créditos das imagens:
Arquivo Pessoal
Arquivo GEAP
Memórias do Espiritismo, Luciano Klein Filho

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DR. EDSON QUEIROZ E AS CIRURGIAS ESPIRITUAIS EM FORTALEZA

EX-PROPRIEDADE DA FAMÍLIA FOX É PRESERVADA

Onde ocorreu o Auto-de-fé de Barcelona?