DÉCADA DE MUDANÇAS E GRANDES REALIZAÇÕES

CRONOLOGIA ILUSTRADA DO GEAP
1980 - 1989

1980

No dia 7 de janeiro é inaugurada a sede da União Espírita de Iguatu.

De 29 de fevereiro a 02 de março ocorre o 11° Encontro de Jovens Espíritas do Ceará no Centro Espírita União Caridade Francisco de Assis com a presença de Sandra Borba de Recife e de Sebastião de Alagoas com participação de 247 jovens.
A partir da direita: Orlando Borges, Sandra Borba (RN) e Antônio Luís

De 4 a 6 de abril ocorre a 6ª Confraternização de Centros e Grupos Espíritas do Ceará na cidade de Iguatu com a participação de José Jorge e Henrique Magalhães e com a realização de uma Feira do Livro Espírita.
Caravana da UEC passando pelo açude de Orós. Da esquerda em pé: Francisco Carlos, Prof. José Jorge(RJ), Henrique Magalhães (RJ), Orlando Borges, André Luiz, Emmanuel Borges, Orlando Filho e Charles. Sentadas a partir da esquerda: Veleida Borges, Ladi Borges e Circe Jane.
Da esquerda: José Alves, Lourdes Carvalho, Ladi Borges, Prof. José Jorge,
Veleida Bezerra e Orlando Borges.
Esq.: Benvindo Melo e José Alves

De 14 a 20 de abril ocorre a 5ª Feira do Livro Espírita na Praça do Ferreira em prol da construção da Casa de Bezerra com divulgação na TV Verdes Mares graças a Mansueto Barbosa.

O Coral se apresenta na UEC no dia das mães (11 de maio). E no dia 17 de maio é instituído o regulamento do Coral Espírita Cearense que muda seu nome para Coral Espírita Cearense.

Ocorre em junho uma festa junina.

De 4 a 6 julho ocorre a reunião do Conselho Federativo Nacional da FEB em Brasília tendo como pauta “Como Executar a Orientação ao Centro Espírita”.

Uma comissão formada por Cerly Rodrigues da Silva, Francisco Castro, Ana Maria Albuquerque e Mário Prado Rocha representam o DIJUEC participa do Curso de Formação de Equipes de Preparação de Evangelizadores no Rio de Janeiro dos dias 20 a 27 de julho.

Newton Boechat profere conferências na UEC nos dias 29 – A Vida e Obra de Bezerra de Menezes, 30 – Reencarnação e 31 de agosto.
Newton Boechat

No dia 29 de agosto o Coral se apresenta nas comemorações a Bezerra de Menezes.

Desencarna Fernando Melo Presidente do Lar Antônio de Pádua.

No dia 5 de outubro das 13 às 18 horas ocorre a realização do show “Um Recado de Paz” no Teatro José de Alencar cuja renda foi destinada a Curso de Evangelizadores de janeiro de 1981. Esta data marca a estreia do GRUPO MUSICAL SOMOS 7 (Zezinho, André, Fernando, Tereza, Circe, Yone e Neidinha).

Em outubro a UEC participa da Vª Feira do Lazer do Idoso realizada no Passeio Público.

No dia 5 de novembro Cerly Rodrigues da Silva assume o DIJUEC.

No dia 21 de novembro o Coral se apresenta no VI Encontro de Corais de Fortaleza no Theatro José de Alencar recebendo um cachê de Cr$ 2.000,00 (Dois mil cruzeiros) pela sua participação.

No dia 14 de dezembro o Coral se apresenta no Leprosário.

De 17 a 24 de dezembro ocorre a 6ª Feira do Livro Espírita na Praça do Ferreira cuja renda para o Curso de Evangelizadores de 1981 onde foram vendidos mais de mil exemplares.

No dia 24 de dezembro o Coral se apresenta na noite de Natal na UEC.

No dia 27 de dezembro o Coral Espírita Cearense se apresenta na CSAP.

1981

De 17 a 24 de janeiro ocorre o Curso de Preparação de Evangelizadores da Infância e Juventude na Escola Técnica Federal do Ceará com a presença dos seguintes expositores: Honório Abreu de Belo Horizonte, Alba Tavares do Rio Grande do Norte, Sandra Borba e Odesia de Recife, Nélia Sales e Solange Moacyr da Bahia e participação de evangelizadores de outros estados e apresentação musical do GRUPO SOMOS 7.
Orlando Borges, Cecília Paiva e Cecília Rocha (FEB) e Ruth

O Prof. José Jorge participa dos dias 30 de janeiro a 1° de fevereiro do 2º Encontro dos Espíritas do Cariri.
Esq.: José Alves, Prof. José Jorge e Emerson

Em agosto o coral apresenta-se no Instituto Penal Paulo Sarasate, no dia do presidiário.

De 27 e 28 de agosto Divaldo Pereira Franco promove conferências no Teatro José de Alencar. No dia 28, o GRUPO MUSICAL SOMOS 7 faz uma apresentação musical neste evento.

 

 
 
Esquerda: Tereza, Irismar, Zezinho, Fernando, André, Circe e Yone.
Dia 29 de agosto ocorre a comemoração na UEC pelos 150 anos de nascimento de Dr. Bezerra de Menezes com participação do Coral Espírita Cearense e palestra de Sérgio Pontes.
No dia 30 de agosto Dr. Edson Cavalcante Queiroz e médium de cura pelo espírito Dr. Fritz pela primeira vez na UEC realiza cirurgias espirituais de 7h00 as 18h00 com a presença de Holmes Vicenzi (Presidente da Federação Espírita Pernambucana entre 1964-1984) e equipe.
Médico e médium Edison Queiroz
Holmes Vicenzi

PROGRAMA 3ª VISÃO (1987) - TV BANDEIRANTES
Cirurgias Espirituais de Dr. Fritz - Médium Edson Queiroz - Parte 1 de 2

Cirurgias Espirituais de Dr. Fritz - Médium Edson Queiroz - Parte 2 de 2


De 5 a 7 de setembro Luiz Antônio Gasparetto realiza sessões de psicopictografia no Ginásio Paulo Sarasate e na TV Educativa Canal 5 (atualmente TV Ceará), quando pintou 6 telas e 14 desenhos. Elsie Dubugras que aparece auxiliando o médium acompanhou a estada de Gasparetto em Fortaleza.
Tela pintada em 1981 pelo médium Luiz Antônio Gasparetto, do espírito Renoir.
Elsie Dubugras

                                                                                         D. Luíza Távora
NOTA: Posteriormente, com o apoio de D. Luíza Távora (1ª Dama do Estado) as pinturas foram expostas no Palácio da Abolição (Sede do Governo do Estado do Ceará) e leiloados.

No dia 18 de setembro o Coral Espírita Cearense faz uma apresentação no Instituto Penal Paulo Sarasate no dia do Presidiário.

No dia 27 de setembro ocorre a festa do idoso na UEC.


De 19 a 24 de outubro ocorre o 1º Encontro Espírita da Família na Comunhão Espírita Cearense, evento promovido pela UEC.

Em novembro o coral participa do VIIº Encontro de Corais.

Dos dias 23 a 29 de novembro ocorre a 6ª Feira do Lazer em prol do Idoso, patrocínio da ACEPI no passeio público. A UEC e o Grupo Musical Somos 7 expõem suas barracas.

1982

Do dia 1 a 3 janeiro o médico e médium Edson Cavalcante Queiroz retorna a Fortaleza e faz cirurgias espirituais pelo espírito Dr. Fritz na UEC e presença de Henrique Magalhães.
Tela Dr. Fritz



Médium Dr. Edson Queiroz, no programa terceira visão da Band em 1987

De 22 a 24 de janeiro ocorre o 12° Encontro de Jovens Espíritas do Ceará no Centro Espírita União e Caridade Francisco de Assis e presença de Alberto, Heitor e Stella de Belém do Pará.


Esq.: Heitor, Alberto e Sterlla (Confrades da União Espírita Paraense), Cely Rodrigues (Coordenadora do DIJ/UEC) e Orlando Borges


Dias 6 e 7 de fevereiro ocorre o Curso Intensivo de Preparação de Evangelizadores na cidade do Crato pelo DIJUEC.

Nos dias 5 e 6 de abril o Prof. Newton Boechart profere duas conferências no auditório da Escola Técnica do Ceará.
Esquerda Prof. Newton Boechart e Orlando Borges
Desencarna Manoel Monteiro da Silva em Fortaleza no dia 10 de maio.
Manoel Monteiro
O Dr. Edson Cavalcante Queiroz retorna em maio para novas cirurgias espirituais pelo espírito Dr. Fritz, sendo no dia 15 em Fortaleza e dia 16 se estendendo até a cidade de Russas.

No dia 27 de junho ocorre a festa junina da UEC e quadrilha da juventude

De 2 a 4 de julho ocorre a reunião anual do CFN da FEB em Brasília–DF com a presença de Orlando, Chico Carlos e Castro.

Do dia 23 a 29 de agosto ocorre a semana de comemoração a Bezerra de Menezes com a participação de diversos oradores locais: Marcos Vinicius Monteiro (Bezerra, o Político); Benvindo Melo (Bezerra, o Médico); Orlando Borges (O Homem de Empresa); Jucá (Bezerra, o Chefe de Família); Caúla (Bezerra, o Espírita), Mário Rocha Filho (Bezerra, o Espírito).

Em agosto a UEC assiste a 26 escolas de alfabetização.

Dos dias 4 a 6 de setembro Cecília Rocha e Sandra Borba lançam a Campanha Permanente de Evangelização Espírita Infanto-Juvenil em Fortaleza.

Em setembro comemoração ao dia do ancião.

De 29 a 31 de outubro ocorre a 7ª Feira do Lazer em prol do Idoso, patrocínio da ACEPI no passeio público.

No dia 23 de novembro o Coral Espírita Cearense da UEC participa do VIII Encontro de Corais de Fortaleza no Auditório da Escola Técnica Federal do Ceará.

De 6 a 8 de dezembro ocorre a 8ª Feira do Livro Espírita na Galeria da Praça do Ferreira.
Praça do Ferreira início anos 80
No dia 12 de dezembro Orlando Borges dos Santos é eleito presidente da U.E.C. pela 6ª vez para o quinquênio 83/87.

1983

Em janeiro a nova diretoria da UEC toma posse para o biênio de 1º de janeiro de 1983 a 31 de dezembro de 1987.

De 28 a 30 de janeiro ocorre o 13º Encontro de Jovens Espíritas do Ceará (Mudado neste certame para Confraternização de Mocidades Espíritas do Ceará) no Colégio Militar.

No dia 29 de janeiro ocorre a 1ª Mostra Espírita de Arte do Ceará como parte do Encontro de Jovens com a apresentação no GRUPO MUSICAL CANTARES (Zezinho, Yone, Corrinha, Fernando, Circe, Íris e André, na foto  não aparece a Tereza).

Nos dias 18 a 20 de fevereiro ocorre o Curso de Preparação para Evangelizadores e nos dias 19 e 20 o Curso de atualização para as professoras de Alfabetização (são 350 crianças e 22 escolas em funcionamento).

No dia 5 de março a Caravana da Fraternidade Leopoldo Machado sob a liderança de José Teixeira chega a Fortaleza para a realização da 2ª CAFELMA.

Dos dias 18 a 20 de abril ocorre a 9ª Feira do Livro Espírita na Praça do Ferreira em homenagem ao Livro dos Espíritos.

Em julho ocorreu um Curso para Evangelizadores na Casa de Maria Alice (Lar Fabiano de Cristo).

O dia 24 de julho foi à última ata redigida por Maria de Lourdes de Carvalho, secretária da UEC, que se afasta das atividades espíritas exemplarmente exercidas durante vários anos.
Maria de Lourdes de Carvalho, Orlando Borges e Francisco Carlos 
De 26 a 29 de agosto ocorrem as comemorações a Bezerra de Menezes.

Em outubro no dia criança ocorre um passeio com a evangelização infantil no Parque Cocó.
Também conhecido como Parque do Cocó velho (atualmente Parque Adahil Barreto) foi fundado em 1980 com uma área de 137.103,19m2. Abrigando em seus 44 hectares de extensão, manguezais e árvores típicas da flora cearense. 
De 21 a 23 de outubro ocorre a realização da peça teatral ALÉM DA VIDA no Centro de Convenções de Fortaleza sob a direção de Lúcio Mauro, com o público de 1786 pessoas.

A UEC participa em novembro da 8ª Feira do Lazer em prol do Idoso.

Dos dias 25 a 27 de novembro ocorreu em Brasília a Reunião Plenária do Conselho Federativo Nacional da FEB, com representação da UEC. O CFN aprovou o documento Diretrizes da Dinamização das Atividades Espíritas. Este documento destaca a importância e a oportunidade do trabalho de união dos espíritas, oferece sugestões para as atividades das Entidades Federativas Estaduais e estabelece as diretrizes básicas que norteiam o trabalho federativo de unificação do Movimento Espírita Febeano.

Do dia 5 a 10 de dezembro ocorre 9ª Feira do Livro Espírita.

1984
De 27 a 29 de janeiro ocorre o 14° Encontro de Jovens Espíritas do Ceará na Casa de Virgínia Smith (Lar Fabiano de Cristo) e Sérgio Pontes é o novo diretor do DIJUEC. Ocorre a 2ª Mostra Espírita de Arte do Ceará com a participação do GRUPO MUSICAL CANTARES.
Casa de Virgínia Smith (Lar Fabiano de Cristo)

Divaldo faz conferências em Fortaleza dias 11 e 12 de fevereiro.

Na sessão de diretoria de 27 de março André Luiz Bezerra Borges dos Santos e Fernando Rocha da Silva tornam-se sócios efetivos da UEC.

De 16 a 19 de abril ocorre a 11ª Feira do Livro Espírita na Praça do Ferreira.

No dia 24 de abril Sérgio Pontes assume o DIJUEC.

Entre os dias 27 e 29 de abril ocorre o 1° Encontro Cearense da Mulher Espírita, no Teatro José de Alencar. O evento foi uma realização do Grupo Espírita Fé, Esperança e Caridade e apoio da União Espírita Cearense. Mário Kaúla era o presidente do GEFEC.

No dia 1° de maio ocorre o lançamento da Campanha da FEB do Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita.

No dia 1° de julho ocorre a 7ª Confraternização de Centros e Grupos Espíritas do Estado do Ceará.

No dia 21 de agosto o Maestro Maurício Bezerra informa do seu afastamento do Coral Espírita Cearense.

Nos dias 28 e 29 de agosto o Dr. Edson Queiroz Cavalcante realiza cirurgias espirituais em Fortaleza. Dia 29 ocorre a festa a Bezerra com o salão superlotado.

Nos dias 12, 13 e 14 de outubro a direção da UEC participa da Reunião do Conselho Zonal no Maranhão.

No dia 6 de novembro Castro e outros diretores (Noélia, Ildo, Ana e Cerly) são a favor do fechamento da Casa de Saúde Antônio de Pádua - CSAP em face da grave crise financeira que se arrasta causando escândalos na imprensa, entretanto Orlando e Milton Borges se comprometem a reverter à situação.

No dia 27 de novembro Henrique Magalhães perdoa uma dívida de Cr$ 2.000.000,00 (dois milhões de cruzeiros) da CSAP para com a Instituição Maria de Nazaré. Nesta mesma sessão é apresentado um plano para a crise da CSAP constando de 20 itens.
Da esq.: José Borges, Henrique Magalhães e Francisco Carlos

Do período de 16 a 18 de novembro ocorre a Reunião Ordinária do Conselho Federativo Nacional da FEB em Brasília.

A UEC participa dos dias 30 de novembro a 2 de dezembro da 9ª Feira do Lazer em prol do Idoso. O Grupo CANTARES também expõe sua barraca.

No dia 1º de dezembro Divaldo Pereira Franco recebe pela manhã uma Comenda do Governo da Bélgica no Hotel Otho Palace e profere uma conferência à noite no Ginásio Coberto Aécio de Borba.

De 17 a 22 de dezembro ocorre a 10ª Feira do Livro Espírita na Galeria Antônio Bandeira na Praça do Ferreira.

1985

No dia 7 de janeiro desencarna em Fortaleza Antônio Izaías de Jesus aos 78 anos.

De 11 a 13 de janeiro ocorre o 15° Encontro de Jovens Espíritas do Ceará.

Em fevereiro a Coordenadoria Educacional informa que tem 17 escolas em funcionamento.

Do dia 1 a 3 março ocorre na sede da UEC o Curso Intensivo de preparação para Orientadores de Mocidade – CIPOM.

Em abril ocorre o 2° Encontro Cearense da Mulher Espírita.

Dos dias 26 a 28 de abril ocorre o Encontro de Dirigentes de DIJ das Federativas dos Estados Integrantes da 3ª Zona (Nordeste) em Aracaju – Sergipe.

Em setembro a festa do Idoso.

No dia 7 de dezembro o GRUPO MUSICAL CANTARES realiza um coquetel em benefício das crianças do Lagamar.

Dia 22 de dezembro o Ten. Gonçalo Hilário da Conceição é nomeado Coordenador da Assistência Social ao Idoso.
Ten. Hilário (1º a esquerda)

1986

De 13 a 18 de janeiro ocorre uma Feira de Livro Espírita na Galeria Antônio Bandeira na Praça do ferreira.

Nos dias 22 e 23 de janeiro, pela primeira vez, Raul Teixeira profere conferências em Fortaleza.

Raul Teixeira

De 24 a 26 de janeiro ocorre o 16° Encontro de Jovens Espíritas do Ceará.


No mês de fevereiro Emílio Silva Falcão Brasileiro, autor da obra UM DIA EM JERUSALÉM faz várias palestras em Fortaleza.

De 14 a 16 de fevereiro ocorre o 1° CREFE – Curso de Reciclagem e Formação de Evangelizadores com 117 participantes realizados pelo DIJUEC na Comunhão Espírita Cearense.

No dia 23 de março quatro diretores da UEC pedem a renúncia de seus cargos e afastamento da UEC, são eles: Noélia, Ildo, Cerly e Castro.

No dia 21 de abril é realizada uma Assembleia Extraordinária do Conselho Superior da UEC para recomposição dos cargos e completar o mandato anterior que vai até o dia 31 de dezembro de 1987.

No dia 27 de abril, André Luiz Bezerra Borges é nomeado para a direção do DIJUEC.
André Luiz Bezerra

No dia 25 de maio Jonas Rodrigues (era vice) é nomeado Presidente do Centro Espírita Joana D’Arc.

Dos dias 4 a 6 de julho ocorrem em Brasília-DF, o 1° Encontro Nacional de Dirigentes de Departamento de Infância e Juventude.
 Da esq.: Cecília Rocha (diretora DIJ FEB), Francisco Thiesen (presidente da FEB), Divaldo Franco e Altivo Ferreira
 Coral Infantil da FEB
 André Luiz e Divaldo Franco
 Visão parcial do auditório no Cenáculo
 Fernando Rocha e André Luiz
 Dirigentes de DIJs de diversas federativas do Brasil 


Maria Tereza e André Luiz

Em julho ocorre em Fortaleza a 2ª prévia para o XVII Encontro de Jovens Espíritas do Estado do Ceará.
André Luiz
  Orlando Borges e Francisco Carlos
 Francisco Carlos

  
  

Na reunião do Conselho Federativo da UEC no dia 3 de agosto é confirmada a vinda do expositor espírita Geraldo Rodrigues Guimarães do Rio de Janeiro para participação no 1° Encontro de Dirigentes.



  
De 28 a 30 de agosto ocorre o 1º Encontro de Dirigentes e Trabalhadores das Casas Espíritas do Ceará em Fortaleza.
  


 Esq.: Orlando Borges (Presidente UEC), Geraldo Guimarães (Expositor RJ) e Moacir Gadelha (Secretário Geral da UEC)  







  

No dia 29 de agosto Geraldo Rodrigues Guimarães do Rio de Janeiro profere conferência no auditório do Colégio Militar. O GRUPO MUSICAL CANTARES faz sua última apresentação.
 
  

  


  
  
No dia 22 de setembro no Centro Espírita Allan Kardec é realizada uma solenidade em homenagem aos 7 anos de desencarne de José Borges dos Santos (1891-1979), ilustre vulto da História do Espiritismo Cearense.
Orlando Borges



De 7 a 9 de novembro ocorre a reunião anual do CFN da FEB em Brasília–DF.

De 15 a 20 de dezembro ocorre a XII Feira do Livro Espírita no subsolo da Galeria Antônio Bandeira na Praça do Ferreira.

1987

No dia 5 de janeiro é lançado no Conselho Federativo Estadual um movimento de ação junto aos bairros de Fortaleza intitulado Espiritismo para o Povo.

Em janeiro ocorre a primeira ação do Projeto ESPIRITISMO PARA O POVO no bairro do Lagamar.






De 14 a 15 de fevereiro ocorre o 17° Encontro de Jovens Espíritas do Ceará na cidade do Crato.



Nos dias 17 e 18 de março Nestor Mazotti realiza palestras em Fortaleza e tem um encontro com o Conselho Federativo da UEC.

No mês de junho ocorre o Projeto de Ação Social denominado  ESPIRITISMO PARA O POVO no bairro do João XXIII, realização da UEC com a participação das Casas Espíritas do bairros e adjacências.















No mês de julho ocorre o Curso de Passe na cidade de Aracati na sede da União Espírita Municipal.





De 23 a 26 de julho ocorre o Curso de Preparação de Evangelizadores da Infância e Juventude realizado no Colégio Militar de Fortaleza pela equipe pedagógica da FEB (Cecília Rocha, Alba Tavares, Carlos Campetti, Elaine Ramazzini, Francisco de Assis, Mariléia Barbosa, Marylene Benini, Rute Ribeiro e Sandra Borba).
1ª fila: André Luiz, Marylene Benini, Orlando Borges
2ª fila: Elaine Ramazzini, Sandra Borba, Alba Tavares e Fernando Rocha
3ª fila: Mariléia BarbosaFrancisco de Assis, Rute Ribeiro, Carlos Campetti. 






 Francisco de Assis. 

 Marylene Benini

 Carlos Campetti.
 Rute Ribeiro, Francisco de Assis e Carlos Campetti.


 Sandra Borba. 





 Elaine Ramazzini
  Rute Ribeiro




Cecília Rocha
  


Entre os dias 28 a 30 de agosto Divaldo Franco realiza várias atividades em Fortaleza.
 Palestra na sede do Grupo Espírita Auxiliadores dos Pobres
 Entrevista para emissora de televisão local
 Visita a Clínica do Dr. Suliano
 Jantar onde vê-se Divaldo Franco, José Alves e Orlando Borges

 Palestra na Comunhão Espírita Cearense

No dia 29 de agosto Divaldo Pereira Franco profere uma conferência nas Comemorações a Bezerra de Menezes.




Nos dias 7, 8 e 9 de agosto uma comissão do CFE da UEC composta por Orlando, Veleida, André, Chico Carlos, Zé Alves, João, Terezinha e D. Lourdes (Sobral) representaram a Zonal do CFN da FEB em Belém do Pará.
 Comissão da UEC: Francisco Carlos, Terezinha, Orlando Borges, Veleida Bezerra, João e Lourdes 


 Nestor Mazotti


  









José Alves, Nestor Mazotti, Orlando Borges e João

Em outubro, uma comissão do CFE da UEC promove em Teresina – Piauí reuniões objetivando a unificação no movimento espírita local.
    

 Palestra de Emmanuel Borges
 André e jovens da Federação Espírita do Piauí
 Emmanuel Borges, Presidente da FEPI e José Alves Filho

IIª Feira do Livro Espírita do Piauí

Em outubro entre os dias 20 a 25 de outubro Newton Boechat promove conferências no Crato, Juazeiro do Norte, Sobral, na sede do GEAP/UEC, na Comunhão Espírita Cearense, no Colégio Militar de Fortaleza e no Bairro João XXIII (Espiritismo para o Povo).

 Palestra de Boechat no Grupo Espírita Auxiliadores dos Pobres/UEC

 Palestra de Newton Boechat na Comunião Espírita Cearense





De 6 a 8 de novembro ocorre a reunião anual do CFN da FEB em Brasília–DF onde Orlando Borges representa o Ceará.

Nos dias 12 e 13 de dezembro ocorre o 2° Encontro dos Trabalhadores e Dirigentes das Casas Espíritas do Ceará. Neste encontro é definido o mapeamento do Ceará, constituindo o interior com Conselhos Regionais e a capital com Conselhos Distritais.

Em dezembro Orlando Borges dos Santos é eleito presidente da U.E.C. pela 7ª vez para o quinquênio 88/92.

1988

No dia 1° de janeiro a nova diretoria da UEC toma posse para o biênio de 1° de janeiro de 1988 a 31 de dezembro de 1992.

Dia 30 de março Eduardo Guimarães profere uma palestra no Centro Espírita Rodolfo Teófilo na cidade de Russas.



De 01 a 03 de abril ocorre o 18° Encontro de Jovens Espíritas do Ceará na cidade do Aracati com a participação de Eduardo Guimarães. O evento se transcorreu na sede da União Espírita Municipal de Aracati e na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais.

Prévia em Fortaleza do Encontro de Jovens

PEÇA TEATRAL ENCENADA NO ENCONTRO
"SÓCRATES, O FILÓSOFO DA JUVENTUDE" 

Nos dias 17 e 18 de abril Ana Guimarães faz conferências no auditório da Faculdade de Direito da UFC e tem um encontro da mocidade espírita do GEAP.






Nos dias 7 e 8 de maio uma delegação da UEC vai a Teresina no Piauí.

Nos dias 10, 11 e 12 de junho a UEC representado por Moacir Gadelha, seu Secretário Geral, participa do VI Encontro Nacional de Jovens Espíritas de Portugal na cidade de Lagos no Algarve, cujo tema foi: “Espiritismo e Ciência”.

Em julho Raul Teixeira profere duas conferências, sendo uma na sede da UEC sobre o Suicídio e outra na Comunhão Espírita Cearense.

Em julho uma delegação formada por André, Hermínio, Monteiro e José Alves Filho participam em Natal do Encontro da 3ª Zona através da Federação Espírita do Rio Grande do Norte.

No dia 24 de julho é inaugurado a Seara Espírita Bezerra de Menezes em Maranguape.

Nos dias 29 e 30 de julho Caio Anastacius Petro Salama da Federação Espírita do Estado de São Paulo fala em Fortaleza.

A comissão do CFE da UEC esteve presente na reunião do 2° Conselho Regional do C.F.N. da F.E.B. em Teresina do Piauí nos dias 13 e 14 de agosto.

No dia 27 de agosto é inaugurada a nova sede do Centro Espírita Antônio Justa.

Nos dias 8, 9 e 10 de outubro em Recife, Pernambuco, ocorre o Curso “Preparação de Monitores para Cursos Intensivos de Evangelizadores da Infância e Juventude”, com a presença do DIJUEC liderada por André Luiz Bezerra.

De 4 a 6 de novembro ocorre a reunião anual do CFN da FEB em Brasília–DF.

1989


No dia 1° de janeiro é inaugurado a reforma do andar superior da UEC com novas salas e um auditório.

Nos dias 4, 5 e 6 de fevereiro ocorre um Curso de Evangelizadores Infanto-Juvenil no G. E. Paulo e Estevão.

No dia 21 de fevereiro Raul Teixeira profere uma conferência em Limoeiro do Norte na faculdade de Filosofia. E nos dias 22 e 23 de fevereiro conferências na Escola Técnica Federal do Ceará.

Nos dias 25 e 26 de fevereiro ocorre o Curso de Formação de Evangelizadores da Infância e Juventude em Juazeiro do Norte com o corpo pedagógico formado por André Luiz, Arnaldo Cerqueira, Janieire, Ricardo e Gilvan.


No dia 4 de março é implantado o Departamento de Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita no Grupo Espírita Auxiliadores dos Pobres - GEAP com o início das aulas.

Ocorre o 3° Encontro de Dirigentes e Trabalhadores das Casas Espíritas nos dias 24 e 25 de março.

Nos dias 5 e 6 de abril, Altivo Ferreira, Vice-Presidente da FEB faz palestras em Fortaleza no G. E. Paulo e Estevão e na sede do GEAP/UEC.
Altivo Ferreira ao centro, ladeado a sua esquerda por Divaldo Franco e esquerda por Francisco Thiesen (Foto na FEB em 1986 Encontro de DIJs Brasil)

Nos dias 20 e 21 de maio ocorre no GEAP um Curso para Formação de Monitores do ESDE.

Do dia 18 a 21 de julho, Alberto Ribeiro de Almeida de Belém do Pará proferiu palestras no Grupo Espírita Paulo e Estevão, Tabuleiro do Norte, Russas e Comunhão Espírita Cearense. Nos dias 22 e 23 na UEC realizou o Curso de Entrevistadores e Recepcionistas das Casas Espíritas com a presença de 107 pessoas (23 pessoas de 8 municípios, 20 instituições da capital e 7 não filiadas).
Alberto Almeida sentado a direita de Nestor Mazotti (foto de 1987 no Encontro da FEB em Belém do Pará)

De 1 a 5 de outubro ocorre o 1° Congresso Espírita Internacional em Brasília-DF com participação de comitiva cearense liderada por Orlando Borges.

Em dezembro ocorre o encerramento do ano letivo do Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita – ESDE na UEC.









Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

DR. EDSON QUEIROZ E AS CIRURGIAS ESPIRITUAIS EM FORTALEZA

EX-PROPRIEDADE DA FAMÍLIA FOX É PRESERVADA

Onde ocorreu o Auto-de-fé de Barcelona?