ANOS DE TRANSIÇÃO: NASCE A USEECE

CRONOLOGIA ILUSTRADA DO GEAP
1990 - 2000

1990

Em janeiro ocorre o 19° Encontro de Jovens Espíritas do Ceará na Academia de Polícia Civil com a participação de Moroni Torgan que abordou sobre drogas.
Quartel do Comando Geral da polícia Militar do Ceará


NOTA 1: Nos anos 90 a Academia de Polícia Civil funcionava nas dependências do Quartel do Comando Geral da polícia Militar do Ceará, localizada na Avenida Aguanambi.



NOTA 2: Atualmente denominada Academia Estadual de Segurança Pública criada pela Lei 14.629, de 26 de fevereiro de 2010, está localizada na Avenida Perimetral com sede própria.



Moroni Bing Torgan foi Secretário de Segurança Pública no Governo do Estado/CE, entre 1988-1990. Atualmente é Deputado Federal.


 
 
 
 
No dia 1º de março, Arnaldo Cerqueira assume o Departamento de Infância e Juventude - DIJUEC concluindo seu mandato em 31 de dezembro do mesmo ano.
Arnaldo Cerqueira

No dia 3 de março o Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita - ESDE torna-se um departamento da UEC e André Luiz Bezerra é seu primeiro diretor.
André Luiz

No dia 23 de junho a FEB exclui temporariamente a UEC de seu quadro federativo.

No dia 29 de agosto o médium pernambucano Edson Cavalcante Queiroz faz conferência na quadra da Escola Técnica do Ceará (atualmente Instituto Federal do Ceará – IFCE) para um público estimado em 1.000 pessoas.


No dia 30 de setembro Edson Queiroz retorna a Fortaleza para conceder entrevista na TV Cidade Canal 8 no Programa Armando Vasconcelos.
De 16 a 18 de novembro o Conselho Federativo Nacional da FEB não dá direito de presença e defesa da UEC em sua reunião anual.

1991

No dia 6 de janeiro uma comissão representativa da FEB comparece a reunião do Conselho Federativo Estadual da UEC e acatam a sugestão de formação de uma comissão unificadora das duas entidades em litígio (UEC e FEEC) que passam a se reunir quinzenalmente (com registros em atas que jamais chegaram a FEB por deliberação da cúpula da FEEC).

O confrade Cel. Eduardo Weyne desencarna no dia 03 de março em Fortaleza.

De 16 a 20 de abril ocorre uma Feira do Livro Espírita.

No dia 18 de abril, como demonstração de boa vontade no difícil processo na formação de um 3º órgão unificador, a UEC promove uma conferência pública, palestra proferida por Eduardo Guimarães e presença de representantes da UEC e FEEC.


No dia 20 de abril Eduardo Guimarães profere conferência na cidade de Limoeiro do Norte para um público estimado em 700 pessoas.

Na mesma cidade, realiza-se entre os dias 27 e 28 de abril um Curso de Formação para Evangelizadores da Infância promovida perla UEC.

No início de maio a direção da FEEC comunica seu desinteresse pelo processo de Unificação.


NOTA: O Sr. Antônio Alfredo de Souza Monteiro, presidente do Grupo Espírita Paulo e Estevão-GEPE e secretário da Comissão, jamais remetera as atas das reuniões em prol da unificação para o conhecimento da FEB. Durante o 1º Congresso Espírita do Estado do Ceará promovido pela UEC em novembro deste ano de 1991, o Sr. Monteiro compareceu no último dia ao evento e confessou que não enviara as atas porque nunca houvera interesse da FEEC nesta terceira entidade agregadora dos espíritas do Ceará, e mesmo porque já se sabia que a FEEC se tornaria o órgão federativo da FEB.


No dia 28 de maio a FEB comunica a exclusão da UEC de seu quadro federativo.

No dia 3 de junho, Orlando Borges em reunião de diretoria da UEC, pronuncia-se a respeito da exclusão dos quadros da FEB e afirma que era do seu desejo filiar-se a Confederação Espírita Panamericana - CEPA. Fato este concretizado dezenove anos depois no dia 21 de junho de 2010.    


O médico e médium Edson Queiroz, desencarna em 5 de outubro de 1991, vítima de uma agressão de um empregado, vindo a falecer de parada cardíaca. A Fundação Dr. Adolfo Fritz continua até os dias de hoje a desenvolver atividades de mediunidade curadora.


Entre os meses de setembro (dias 14 e 15) e novembro uma caravana da UEC liderada Orlando Borges visitam inúmeras instituições espíritas pelo interior do estado do Ceará.

 Sociedade Espírita Caminhos de Luz da cidade de Iracema
   Em Forquilha Aracati
 União Espírita Municipal de Iguatu
 Centro Espírita Deus e Caridade na cidade de Icó
 
 Em Quixadá
 
 Sociedade Espírita Emmanuel
 Senador Pompeu
 
 Tabuleiro do Norte
 Aracati

Dos dias 15 a 17 de novembro ocorre o 1° Congresso Espírita do Estado do Ceará, na Casa de José de Alencar em Messejana com a presença de 70 casas espíritas representadas.
 

1992

No dia 29 de agosto Francisco Carlos de Oliveira e José Alves Filho são homenageados na solenidade de comemoração do nascimento do Dr. Bezerra de Menezes na sede da UEC.
1ª Fila esquerda: José Alves Filho e Francisco Carlos de Oliveira
 Ironildes Fernandes
 Orlando Borges
 Grupo Musical Evolução
Sylvio

No dia 3 de setembro desencarna em Quixadá Maurício de Góes Holanda.

Manoel Anselmo da Silva desencarna aos 80 anos no dia 14 de novembro na sua cidade natal, Russas, Ceará.

Antônio Nunes de Deus é eleito no dia 16 de dezembro pela 1a vez presidente da U.E.C. para o quinquênio de 16 de dezembro de 1992 a 28 de dezembro de 1997.

1993

No mês de fevereiro ocorre uma intervenção na U.E.C. decretada pelo Sr. Juiz da Vara Cível Dr. Cavalcante afastando temporariamente a Diretoria Executiva.

É fundado na cidade de Russas a USEECE - União das Sociedades Espíritas do Estado do Ceará no dia 3 de outubro para substituir as atividades da UEC, com sede provisória no Centro Espírita Rodolfo Teófilo (atualmente uma fundação), tendo como seu primeiro Presidente Gerardo Florentino da Silva.
Atualmente Fundação Espírita Rodolfo Teófilo (Russas, Ceará)

1994

No mês de fevereiro o teto do auditório do GEAP desaba. O fato ocorreu de dia sem presença de pessoas. O prédio encontrava-se fechado sem atividades. A UEC continua sob intervenção, e seus interventores nada fazem para recuperação do salão.

No dia 1° de outubro a sede social do GEAP é devolvida após acordo judicial e referendada pela Assembleia Geral e Antônio Nunes de Deus é reempossado presidente da U.E.C. para o quinquênio de 1º de outubro a 31 de dezembro de 1999.

Em dezembro ocorre o 1º Almoço Fraterno de Natal ainda sob os auspícios da UEC.

1995

Em janeiro é implantado a atividade de distribuição de sopa nas ruas de Fortaleza para os moradores de ruas. 

Em abril é realizada uma reforma do GEAP com a colocação do piso no alpendre.

Dia 28 de julho nas comemorações do 67º aniversário do Grupo Espírita Auxiliadores dos Pobres, Jacob Melo profere uma palestra na sede do GEAP.


Nos dias 29 e 30 de julho ocorre o IIIº Seminário sobre o Passe com Jacob Melo realizado pela União Espírita Cearense e Livraria Espírita Boa Nova.

NOTA: Os dois seminários anteriores com Jacob Melo foram promovidos pelo Centro Espírita Camille Flammarion.

Em agosto, uma equipe espírita de mediunidade curadora vinda do Cento Espírita Adolfo Bezerra de Menezes - CEABEM de Natal, Rio Grande do Norte, promove tratamento espiritual durante os dias 20 e 21.
 Apartir esq.: Orlando Borges, Antônio Nunes (Presidente da UEC), João Cecílio da Costa (Liderando a caravana e presidente do CEABEM) e Geraldo Florentino (Presidente da USEECE)

No dia 27 de agosto a caravana formada pelos diretores da UEC, André Luiz Borges, Fernando Rocha, Socorro Rocha, Arnaldo Cerqueira, Hermínio Souza, Vânia Souza e Gláucia Rocha fazem uma excursão a Jaguaretama para conhecerem o sítio onde nasceu Adolfo Bezerra de Menezes e também onde se encontravam as ruínas originais. Este empreendimento foi documentado em vídeo.
Esq.: Hermínio, Fernando, George, Vânia, André, Corrinha e Gláucia
ASSISTA AOS VÍDEOS
BEZERRA DE MENEZES E SUA JAGUARETAMA - 1/3
BEZERRA DE MENEZES E SUA JAGUARETAMA - 2/3
BEZERRA DE MENEZES E SUA JAGUARETAMA - 3/3


NOTA: Este vídeo é um empreendimento histórico para o Movimento Espírita Cearense, pois foi produzido no dia 27 de agosto de 1995, quando uma Caravana formada pela diretoria da União Espírita Cearense, visitou o sítio que na época, ainda tinha os alicerces do que fora a casa onde nascera Adolfo Bezerra de Menezes, no município cearense de Jaguaretama. A atual construção do qual se imagina ser semelhante a da época foi erguida sobre as ruínas da antiga fundação. Lamentavelmente, foi cometido um grave desrespeito ao sítio que deveria ser preservado para a posteridade.

No dia 29 de agosto o documentário sobre a excursão a Jaguaretama é projetado na UEC.

No dia 26 de outubro desencarna José Alves Filho aos 75 anos em Fortaleza.

Dos dias 8 a 10 de dezembro ocorre o 2º Congresso Espírita do Estado do Ceará no Centro de Treinamento Prof. Antônio Albuquerque Filho, no bairro Edson Queiroz em Fortaleza.
 Geraldo Florentino (Presidente da USEECE) abrindo oficialmente o II Congresso
Da esq.: Expedito, Cesar Regio, Geraldo Florentino, Antônio Nunes (Presidente da UEC) e Orlando Borges.
 Da esq.: Geraldo Florentino, Francisco Carlos, Antônio Nunes e Fábio
 Da esq.: André Luiz, Arnaldo Cerqueira, Geraldo Florentino
 Exposição de Arnaldo Cerqueira
 Grupo Musical do Centro Espírita João, o Evangelista
Coffee Break, vendo-se Luciano Klein Filho

Em dezembro ocorre o 2º Almoço Fraterno de Natal.

1996

No dia 7 de janeiro, o anterior 1º Conselho Regional de Fortaleza, passa a denominar-se USEFOR - União das Sociedades Espíritas de Fortaleza.
No centro César Régio, primeiro presidente da USEFOR, ladeado a esquerda por Antônio Nunes de Deus (Presidente da UEC), na direita Orlando Borges e Janieire Ferreira.

No mês de janeiro ocorre no GEAP o 2° ENCONTRESDE – Encontro do Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita, realizado em forma de gincana cultural e artística.
Observa-se ao fundo o dano causado pelo desmoronamento no auditório do GEAP à época.

Em abril o Departamento de Mediunidade Curadora da UEC ministra curso sobre o Corpo Humano na cidade de Russas-CE.

No dia 19 de maio realiza-se a comemoração do dia das mães na atividade social dos idosos no GEAP que ocorre todo 3° domingo do mês.

Em 6 de julho de 1996 ocorre a Festa Junina do GEAP com a realização de casamento matuto e dança junina tradicional.O evento foi no Clube dos Sargentos da Polícia Militar do Estado do Ceará na Av. Francisco Sá.
VÍDEO
No dia 26 de julho ocorre a separação administrativa entre o GEAP e a UEC. Francisco Carlos de Oliveira é o Presidente do GEAP e Antônio Nunes de Deus continua presidente da UEC. É 68º aniversário do GEAP.
Francisco Carlos de Oliveira

No dia 29 de agosto ocorre a palestra de homenagem a Bezerra de Menezes.

É realizada em setembro a festa do idoso.

No dia 28 de setembro desencarna Mário Ciarlini em Fortaleza aos 85 anos. Ciarline foi Secretário da Confederação Espírita Cearense e da União Espírita Cearense nas décadas de 40 e 50 do século 20.

Em novembro ocorre um almoço de confraternização.

Em dezembro realiza-se a Confraternização de Natal dos trabalhadores da UEC.

1997

No dia 10 de janeiro é concluída a reforma no auditório que desabara em fevereiro de 1994, com a colocação de novo telhado e recuperação e pintura das paredes.

Durante os dias 17, 18 e 19 de janeiro ocorre o I Seminário de Evangelizadores da Infância e Juventude do Ceará realizado no SENAI da Pe. Ibiapina.

No dia 25 de janeiro ocorre o II Encontresde na UEC.

No dia 08 de março inicia-se o 1º Curso de Filosofia no GEAP promovida pela ACEEF – Academia Espírita de Estudos Filosóficos fundada por André Luiz Bezerra Borges dos Santos.


No dia 19 de abril de 1997 ocorre o Iº Encontro Espírita do Ceará sobre a Mediunidade Curadora, realizado na Fundação Espírita Rodolfo Teófilo na cidade de Russas-CE sob o patrocínio da USEECE e apoio da USEFOR.
No dia 29 de junho ocorre um Almoço Fraterno no GEAP.

Francisco Carlos de Oliveira é reeleito presidente do GEAP (26 de julho).

No dia 29 de agosto no auditório principal do Colégio Militar foi proferida conferência pelo baiano Walter Hart em homenagem a Bezerra de Menezes.






No dia 30 de agosto, Walter Hart realiza palestra no I Seminário Espírita de Maranguape realização da USEFOR e Seara Clara de Assis.


No dia 27 de setembro ocorre a festa para os 70 idosos do GEAP.

Em 05 de outubro é reinaugurado o prédio da Sociedade Espírita Allan Kardec completamente reformado.

No dia 06 de dezembro, aconteceu a aula de encerramento do Curso de História da Filosofia, promovida pela ACEEF - Academia Espírita de Estudos Filosóficos.

Ocorre o II Dezembro Espírita na cidade de Canindé com a realização de palestras por Orlando Borges e Emmanuel Bezerra.




No dia 07 de dezembro ocorre o Almoço de Confraternização de Natal no GEAP e o relançamento do jornal A Voz do Alto em nova diagramação.

Antônio Nunes de Deus é eleito em dezembro pela 2ª vez presidente da U.E.C. para o quinquênio de 1º de janeiro de 1998 a 31 de dezembro de 2003.

1998

No dia 10 de janeiro foram comemorados os 50 anos de fundação do Centro Espírita Rodolpho Theófilo na cidade de Russas por Júlio Maciel. Geraldo Florentino exerce a presidência da Casa Espírita e também é presidente da USEECE.
 Orlando Borges e Geraldo Florentino

Nos dias 16 e 17 de janeiro, ocorreram na Escola Técnica Federal do Ceará, o II Seminário da Infância e Juventude promovida pela USEECE e participação das evangelizadoras do GEAP.

Dia 1° de março na reunião ordinária mensal da USEFOR são comemorados os 50 anos de fundação do jornal espírita A VOZ DO ALTO na presidência de José Borges dos Santos na Confederação Espírita Cearense (1° de março de 1948).

No dia 05 de abril ocorre um almoço de confraternização para angariar recursos financeiros para a reforma do prédio (pintura em março e a secretaria em abril).

Nos dias 18 e 19 de abril ocorre o II Encontro de Médiuns de Cura do Estado do Ceará na Fundação Rodolfo Teófilo na cidade Russas.

Francisco Carlos de Oliveira é reeleito pela 3a vez presidente do GEAP no dia 26 de junho, nas comemorações dos 70 anos de fundação.

Ocorre o 1a Seminário de Dirigentes das Casas Espíritas do Sertão Central em Quixadá.

No dia 02 de agosto ocorre um almoço de Confraternização.

No dia 15 de agosto ocorre o 1o ENCONTRO DE TRABALHADORES E DIRIGENTES ESPÍRITAS DA UEC – 1o ENTRADE DA UEC, evento que teve como objetivo a aproximação entre os trabalhadores e dirigentes das sociedades espíritas propriedades.

No dia 29 de agosto ocorre a palestra de Orlando Borges dos Santos nas comemorações a Bezerra de Menezes na sede do GEAP. Neste mesmo dia o artista plástico Robson Albano oferta uma bela tela de Bezerra de Menezes para a pinoteca do GEAP.
No dia 6 de setembro na Escola Técnica Federal do Ceará ocorre a 1a Confraternização dos Trabalhadores Espíritas – CONFRATE com a participação de 240 colaboradores.





O VÍDEO DO CONFRATE


Em 19 de dezembro ocorre a realização do 1º SARAU NATALINO na Escola Técnica Federal do Ceará em substituição ao almoço fraterno de natal que ocorria no final do ano.
 Grupo Musical da S.E. João, o Evangelista 

1999

No dia 16 de maio ocorre uma prévia para o 2º Confrate na sede do GEAP.

Realização da 4ª Festa Junina no dia 19 de junho no C.S.U. Presidente Médici.

No dia 21 de junho são iniciadas as reformas na sede do GEAP.

Durante os dias 24 e 25 de julho ocorre o 3º Encontro da Mediunidade Curadora do Estado do Ceará ocorrida em Aracati na Sociedade Espírita Irene Valente.

André Luiz Bezerra Borges dos Santos é eleito pela primeira vez presidente do GEAP no dia 26 de julho, nas comemorações do 71º ano de fundação.

No dia 29 de agosto às 19h30 ocorre as comemorações a Bezerra de Menezes, com apresentação do Grupo AME para a parte artística e a presença do confrade Cid Carvalho para a conferência da noite.
Cid Carvalho, Orlando Borges, Antônio Nunes de Deus e André Luiz Bezerra

No dia 12 de setembro ocorre um Almoço Fraterno com 375 convites vendidos e inauguração da nova fachada da UEC e livraria reformada.
No dia 14 de setembro av. Tristão Gonçalves foi interditada ao trânsito para as obras do Metrofor.

Do dia 20 a 26 de setembro ocorre a 1a Jornada da Mulher Espírita do Ceará cujo tema central foi: “O Papel da Mulher Espírita para o 3º Milênio” com a palestrante Salizete Soares (RN) sob a direção de Socorro Rocha.
JORMESP NO GEAP

No dia 4 de novembro são iniciadas as obras de construção do Metrofor que causaram grandes transtornos as atividades do GEAP.

Ocorre a 1º Feira da Pechincha no dia 14 de novembro das 08h00 às 14h00 no Centro Comunitário Adauto Bezerra, no bairro do Henrique Jorge.

No dia 04 de dezembro realizou-se o 2º SARAU NATALINO no Centro Social Urbano Presidente Médici com a participação do CORAL OPOVO sob a regência de Aparecida Silvino e do Grupo Folclórico de TRADIÇÕES CEARENSES.

Ocorre no dia 12 de dezembro a 2a Confraternização dos Trabalhadores Espíritas do GEAP – Confrate no Centro Comunitário Presidente Médici com presença de 275 colaboradores.

Em dezembro Antônio Nunes de Deus é eleito e presidente da U.E.C. pela 2ª vez para o quadriênio 2000/2003.

Na noite do dia 24 de dezembro ocorre a palestra de Natal proferida por Nonato Albuquerque.

2000

Dia 09 de abril ocorre a Feira da Pechincha no AUDITÓRIO DO C.S.U. GOV. CÉSAR CALS.


Ocorreu no dia 7 de maio o Almoço fraterno.

No dia 8 de julho ocorre a festa junina no Pecém.

André Luiz Bezerra Borges dos Santos é reeleito no dia 26 de julho para o 2º mandato como presidente do GEAP.

No dia 5 de agosto é reativada a mocidade espírita do GEAP após um ano inativa.

No dia 29 de agosto ocorre uma conferência por Cid Carvalho em homenagem a Dr. Bezerra de Menezes.

Do dia 18 a 24 de setembro ocorre a 2a Jornada da Mulher Espírita do Ceará. cujo tema central foi: “A Família e Espiritismo” com a palestrante Lêda Benício (AL) sob a direção de Socorro Rocha.


Nos dias 4 e 5 de novembro ocorreu um passeio da juventude espírita na praia Pontal do Maceió em Aracati.





Ocorre no dia 10 de dezembro a 3a Confraternização dos Trabalhadores Espíritas do GEAP – CONFRATE na sede do GEAP. Pela primeira vez é apresentado o vídeo Portal da Saudade homenagem póstumas aos colaboradores desencarnados que prestaram relevantes serviços a instituição.
NOTA: Durante o evento são homenageados antigos trabalhadores ainda encarnados da UEC tais como Orlando Borges, Francisco Carlos de Oliveira, Noelha Cavalcante e Maria de Lourdes de Carvalho (representada no evento por sua irmã Iazete Carvalho).

No dia 16 de dezembro ocorre o 3º SARAU NATALINO no C. S. U. Presidente Médici.


CRÉDITOS:
Pesquisa elaborada por: André Luiz Bezerra Borges dos Santos
Fontes e Créditos das imagens:
Atas da União Espírita Cearense.

Arquivos do Grupo Espírita Auxiliadores dos Pobres.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DR. EDSON QUEIROZ E AS CIRURGIAS ESPIRITUAIS EM FORTALEZA

EX-PROPRIEDADE DA FAMÍLIA FOX É PRESERVADA

Onde ocorreu o Auto-de-fé de Barcelona?