Rivail-Kardec e a Cidade de Lyon na França

Em Lyon, França, as 19 horas do dia 3 de outubro de 1804, nasceu de antiga família lionesa, com o nome de Hippolyte-Léon Denizard Rivail, aquele que devia mais tarde ilustrar o nome de Allan Kardec e conquistar para ele tantos títulos de profunda simpatia e reconhecimento por sua enciclopédica produção espírita.




RIVAIL-KARDEC E A CIDADE DE LYON





Na cidade de Lyon (França), na Rua Sala 76, nasceu a 3 de outubro de 1804 aquele que se celebrizaria sob o pseudônimo Allan Kardec, de tradicional família francesa de magistrados e professores, filho de Jean Baptiste Antoine Rivail e Jeanne Louise Duhamel. Batizado pelo padre Barthe a 15-6-1805, recebeu o nome de Hippolyte Léon Denizard Rivail.

Em Lyon fez ele seus primeiros estudos, seguindo depois para Yverdon (Suíça), a fim de estudar com o célebre professor Johann Heinrich Pestalozzi (1746-1827), pedagogo suíço que fundou diversas escolas.






VIAGEM ESPÍRITA DE KARDEC A LYON

Place des Terreaux século 19
Place des Terreaux atualmente

Em agosto de 1860, após uma troca de correspondência com o Sr. Guillaume, espírita residente em Lyon, Allan Kardec é recebido cordialmente nesta cidade no Centro Espírita de Broteaux, o único ali existente, ocorrendo nesta ocasião o primeiro encontro de dirigentes espíritas na história do Espiritismo.
Em setembro de 1861, Allan Kardec retorna à sua cidade natal, quanto teve a oportunidade de verificar a multiplicação dos grupos espíritas em relação à sua visita anterior. A partir dessa constatação, sentiu a necessidade de empreender uma série de viagens com o objetivo não apenas de observar a aplicação da Doutrina Espírita, mas principalmente de oferecer a orientação necessária sobre a organização dos diversos Centros Espíritas que estavam florescendo.
Assim, em outono de 1862, através da chuva, do frio e da neve, Allan Kardec iniciou seu propósito, percorrendo grande parte da França num verdadeiro roteiro missionário, ocasião em que pode observar atentamente a situação da Doutrina Espírita, sua propagação e aplicação nos diversos Centros Espíritas, bem como a postura adequada dos seus dirigentes.
Os relatos dessas viagens ocorridas em 1862, os discursos proferidos, as orientações dadas aos organizadores dos grupos espíritas são aspectos que compõem a obra, ob o título "Viagem Espírita em 1862"; trata-se de um livro que complementa a Codificação Espírita, na medida em que se torna um auxiliar indispensável aos grupos espíritas, em relação não apenas aos aspectos doutrinários, mas principalmente quanto à organização e administração adequadas aos princípios espíritas.



Fontes para leitura sobre a vida de Allan Kardec:

http://viasantos.com/pense/livros.html


Rua do nascimento de Rivail

http://pt.qdq.com/callejero/lyon/lyon/pais/250/


Obs.: escrever no campo rua: Rue Sala e aguardar carregar as fotografias.



LYON
 Lyon (em português Lion ou Lião, forma em desuso) é uma das maiores cidades francesas (segunda maior área urbana, terceiro maior município), capital da região Ródano-Alpes e do departamento de Ródono, na junção do Ródano (Rhône) e do Saône. Tem cerca de 441.500 habitantes, cerca de 1.830.000 habitantes em sua Região Metropolitana. Seus habitantes são chamados de "Lyonês" e "Lyonesa". Foi fundada em 43 a.C. pelos romanos, com a designação de Lugdunum, era a capital da província da Gália.


Foi nessa cidade que nasceu o imperador romano Cláudio, o primeiro imperador que nasceu fora da Península Itálica e que chegou a conquistar a Britânia em 43 d.C. Aqui se realizaram dois concílios ecuménicos da Igreja Católica: Lyon I (1245)) e Lyon II (1274).

Cidade importante pela forte presença de indústrias e universidades.
Lyon é a terceira cidade mais populosa da França e o segundo maior centro de negócios do país, assim como um dos principais centros econômicos da Europa









Fontes das informações:

pt.wikipedia.org/wiki/Lyon



official web site of the City of Lyon:
http://www.lyon.fr/vdl/sections/en/vie_democratique

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DR. EDSON QUEIROZ E AS CIRURGIAS ESPIRITUAIS EM FORTALEZA

EX-PROPRIEDADE DA FAMÍLIA FOX É PRESERVADA

Onde ocorreu o Auto-de-fé de Barcelona?