DR. EDSON QUEIROZ E AS CIRURGIAS ESPIRITUAIS EM FORTALEZA

Médico e médium espírita Edson Cavalcante Queiroz

A presença do médico e médium espírita Dr. Edson Cavalcante Queiroz em Fortaleza apresenta-se documentado nestas memórias em imagens e dois inéditos vídeos.
Esta matéria é a continuidade ao Projeto de resgate histórico do Grupo Espírita Auxiliadores dos Pobres - GEAP e das instituições espíritas federativas que a mesma sediou durante décadas.

1981
No dia 30 de agosto o médico e médium Edson Cavalcante Queiroz realiza pela primeira vez em Fortaleza cirurgias espirituais pelo espírito Dr. Fritz na sede do GEAP. Holmes Vicenzi, Presidente da Federação Espírita Pernambucana (mandatos entre 1964-1984) liderou a comitiva.
Holmes Vicenzi
 Dr. Fritz
1982
Do dia 1 a 3 janeiro o médico e médium Edson Cavalcante Queiroz retorna a Fortaleza e faz cirurgias espirituais pelo espírito Dr. Fritz no GEAP na presença de Henrique Magalhães.
 Os patrícios portugueses José Borges dos Santos e Henrique Magalhães.

O Dr. Edson Cavalcante Queiroz retorna em maio para novas cirurgias espirituais pelo espírito Dr. Fritz, sendo no dia 15 em Fortaleza e dia 16 se estendendo até a cidade de Russas.

1984
Nos dias 28 e 29 de agosto o Dr. Edson Queiroz Cavalcante realiza cirurgias espirituais na sede do GEAP em Fortaleza. Dia 29 ocorre a comemoração a Bezerra de Menezes com o salão superlotado.
 Pintura a óleo de Bezerra de Menezes pelo artista plástico Robson (Pinoteca GEAP).
1990
No dia 29 de agosto o médium pernambucano Edson Cavalcante Queiroz faz conferência na Escola Técnica do Ceará (atualmente Instituto Federal do Ceará – IFCE) para um público estimado em 1.000 pessoas.


ASSISTA O VÍDEO
Conferência na Escola Técnica do Ceará

No dia 30 de setembro Edson Queiroz retorna a Fortaleza para conceder entrevista na TV Cidade Canal 8 no Programa Armando Vasconcelos.

ASSISTA O VÍDEO
Entrevista na TV Cidade Canal 8 no Programa Armando Vasconcelos

DADOS BIOGRÁFICOS
Edson Cavalcante Queiroz nasceu em Recife, Pernambuco em 1950 e desencarnou no dia 5 de outubro de 1991 no mesmo estado. Foi médico ginecologista.
Destacou-se pela prática de cirurgias espirituais com o espírito Dr. Fritz que fora a mesma entidade espiritual que entre as décadas de 50 e 60 do século XX, manifestara-se a José Arigó (1922-1971).
As manifestações mediúnicas ocorreram desde criança. Em 1979 iniciou sua atuação no campo da mediunidade curadora através do Espírito Dr. Adolph Fritz, que fora médico alemão desencarnado durante a Primeira Guerra Mundial (1914-1918).
Em 1983, o Conselho Regional de Medicina do Ceará acusou Edson Cavalvante Queiroz de prática ilegal de Medicina o que resultou na cassação de seu registro profissional.

Orlando Borges dos Santos e uma Comissão de Médicos da extinta Casa de Saúde Antônio de Pádua prestaram depoimentos a favor do médium uma vez que foram testemunhas de inúmeras cirurgias espirituais na capital cearense. Dois anos depois foi absolvido.

O trabalho mediúnico com o Dr. Fritz

As cirurgias eram efetuadas com grande rapidez, caracterizadas por escasso sangramento, os cortes fechados sem suturas e as pessoas raramente sentiam dor. Por vezes eram utilizadas agulhas, através das quais era desmaterializada qualquer substância estranha no interior do local, muitas vezes materializava em seguida, do lado de fora do corpo do paciente. Em outras ocasiões, o material sólido liquefazia-se, escorrendo gota a gota pela agulha. Segundo informado pelo Dr. Fritz, o tratamento com agulhas era utilizado nos pacientes que apresentavam problemas espirituais, obsessivos ou de ordem moral.
Uma das características que mais chamavam a atenção no trabalho com o Dr. Fritz, à semelhança do que acontecera com José Arigó, era a aparente falta de assepsia durante os procedimentos. Edson Queiroz chamava esse fenômeno de "fritzação", que descrevia como a inativação da patogenicidade dos micróbios. A rapidez com que o processo de cicatrização ocorria comprovaria esse processo.

CRÉDITOS:
Pesquisa elaborada por: André Luiz Bezerra Borges dos Santos
Fontes e Créditos das imagens:
Atas da União Espírita Cearense.
Arquivos do Grupo Espírita Auxiliadores dos Pobres
Pesquisa texto "O trabalho mediúnico com o Dr. Fritz" - wikipédia

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

EX-PROPRIEDADE DA FAMÍLIA FOX É PRESERVADA

Onde ocorreu o Auto-de-fé de Barcelona?